Pregando o Evangelho na Internet

A paz do Senhor Jesus.O meu blog é muito simples e não tem como objetivo me divulgar e sim Jesus Cristo,ele é o unico que salva e liberta e pode dar dignidade ao ser humano,portanto fique a vontade e comente as minhas postagens.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O QUE É UMA HERESIA?

O QUE É UMA HERESIA?




A palavra heresia deriva da palavra grega hairesis e que significa ensino falso; é todo ensinamento divorciado das escrituras mesmo que contenha versículos bíblicos para lhe fundamentar, estes versículos estão fora do seu contexto, Romeiro (1998, p.57) de forma objetiva conceitua a palavra heresia: “Heresia é tomar qualquer verdade da Bíblia fora de seu contexto e enfatizá-la tanto ao ponto de negligenciar outras”. A Biblia adverte a todos sobre o perigo de se acrecentar ou subtrair algo à sua Palavra e é isto o que a heresia faz, ela desvirtua a mensagem original do Evangelho.

O que um pregador anuncia precisa passar pelo crivo da palavra de Deus e não ele “empurrar” tudo para dentro da Bíblia como que sua idéia fosse mais importante do que as Escrituras, Oliveira (1992, p.9) diz:
Do ponto de vista cristão, heresia é o ato de um individuo ou de um grupo afastar-se do ensino da palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias idéias, ou as idéias de outrem, em matéria de religião. Em resumo é o abandono da verdade.

Quando um pregado abandona as Escrituras e o seu real significado e passa a pregar e ensinar idéias próprias ou de outros que não tem respaldo Bíblico, pode gerar muitos problemas e afastar outras pessoas da simplicidade do Evangelho de Cristo como bem disse o Apostolo Pedro em 2 Pe 2.1:

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmo repentina perdição. (BÍBLIA, 2005, p. 1949).
No início do Cristianismo como se pode ver neste texto já existiam pregadores que introduziam “encobertamente” heresias de perdição com o objetivo de desviar o povo do Senhor, mas a punição do Eterno é uma promessa para estes que desprezam a ortodoxia das Escrituras.

Pode-se identificar heresias em pregações se tivermos conhecimento das Escrituras, caso contrário estaremos a mercê dos pregadores desprovidos da autêntica mensagem do Evangelho de Jesus que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário