Pregando o Evangelho na Internet

A paz do Senhor Jesus.O meu blog é muito simples e não tem como objetivo me divulgar e sim Jesus Cristo,ele é o unico que salva e liberta e pode dar dignidade ao ser humano,portanto fique a vontade e comente as minhas postagens.

sábado, 19 de março de 2011

Karl Barth sua vida e obra.






Karl Barth foi considerado um dos maiores pensadores na área teológica do século XX e também um escritor prolifero. Nasceu em Basel, Suíça, no dia 10 de maio de 1886 e viveu ate 1969. Era um teólogo de confissão calvinista que apreciava obras teológicas de: Calvino, Baur, Harnack e Hermann.

Aos vinte e cinco anos de idade começou a pastorear uma pequena igreja no interior da Suíça e a sua maior preocupação ate então era apresentar seus sermões a cada domingo na sua Igreja, ele desenvolvia um ministério local. Em 1919 Barth publicou um comentário sobre a Epistola aos Romanos, fruto de quase cinco anos de estudo e foi ai que ele começou a ser conhecido mundialmente.

Ele escreveu varias obras teológicas dentre elas se destacam: A palavra de Deus e a Teologia, A Teologia e a Igreja, O mundo da Bíblia, Questões Bíblicas, Necessidade e promessas da Pregação Cristã, A Palavra de Deus Como Dever da Teologia, Doutrinas Reformada sua Essência e Dever, Fundamentos Dogmáticos e o comentário sobre Romanos.

Karl Barth e considerado por muitos teólogos hodiernos como uma espécie de “reformador” devido a sua ousadia em modernizar alguns setores teológicos passando do verdadeiro e lógico para o absurdo e antibiblico. Não podemos disser, entretanto que tudo o que ele escreveu e maléfico e herético, ele é o tipo de escritor peixe que deve ser lido com muita prudência, pois assim como podemos encontrar perolas também podemos nos engasgar com espinhas que na verdade são heresias.

Em 1921 passou a ensinar teologia na Universidade Alemã de Goettingen e dedico-se nesta área como professor universitário em varias universidade como: na de Muenster, também na de Bonn e também de Basiléia.

Em relação à Bíblia ele escreveu “de capa a capa palavras humanas e falíveis...Segundo o testemunho das Escrituras sobre os homens,que também se refere a eles(isto é,aos profetas e apóstolos),eles podiam errar,e também tem errado,em toda palavra...mas precisamente com essa palavra humana falível e errada pronunciaram a palavra de Deus”(citado no livro Seitas e Heresias um Sinal dos Tempos,pags.132,133)Então podemos concluir que o carvão usado pelos teólogos liberais de hoje tem fundamento nas ideais de Barth,a frase diz “A bíblia contem as palavras de Deus”

A principal doutrina do Cristianismo é sem duvida a ressurreição de Cristo, mas para Karl Barth não é. No famoso Comentário sobre Romanos ele escreveu “A ressurreição de Cristo, ou o que dá no mesmo, na sua vida, não é um acontecimento histórico” Esta ousadia de Barth tem influenciado grandemente a nova onda teológica chamada de teísmo aberto ou teologia relacional que na realidade nada, mas é do que o desvio da ortodoxia das Escrituras Sagradas.

Ele não acreditava também na ressurreição do corpo físico para ele a ressurreição tem outro significado e já aconteceu. Barth não concordava com a teologia tradicional e começou a andar em terrenos escorregadios e de lá para cá essas mudanças teológicas dele, tem contribuído para essas aberrações que vemos hoje na teologia da libertação e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário