Pregando o Evangelho na Internet

A paz do Senhor Jesus.O meu blog é muito simples e não tem como objetivo me divulgar e sim Jesus Cristo,ele é o unico que salva e liberta e pode dar dignidade ao ser humano,portanto fique a vontade e comente as minhas postagens.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A Pastoral Urbana e a construção da paz; a evangelização na cidade e o desafio da vida comunitária.


Quando o Senhor Jesus perguntou para o apostolo Pedro se ele o amava, no final da resposta do discípulo o Mestre lhe da um mandamento que foi o seguinte, quando tu te converteres apascenta os meus cordeirinhos. Este mesmo mandamento o Senhor tem dado a sua igreja, é nossa missão pastorear as pessoas que muitas vezes são classificadas como ovelhas perdida e que precisão de um atendimento social e espiritual da igreja.

A pastoral urbana é muito diferente da pastoral na área rural, a vida na cidade é muitas vezes estressante e corrida ao mesmo tempo, um exemplo disto podemos ver nos cultos que são realizados no meio da semana pelas as igrejas, eles são pouco freqüentados e não podem estender-se muito no horário, pois muitas pessoas que vão aos cultos tiveram um dia cansativo de oito ou dez horas de trabalho e a grande maioria dos jovens não podem freqüentá-los devido aos estudos de escolas ou faculdade o que é normal na área urbana.

Existem muitas questões conflitantes na vida urbana um exemplo disto é o alto índice de desemprego e a pergunta que eu faço para este momento de reflexão é o que temos feito para minorar ou atender estas pessoas necessitadas.

A figura do pastor não é apenas um homem preparado para pregar o evangelho e orar pelos os fies, ele deve ser para a sua comunidade um mestre, professor, conselheiro, conciliador e um terapêutico muitas vezes. É imprescindível que estejamos, pois preparado como diz a bíblia: para toda boa obra.

Nos grandes centros urbanos temos milhares de pessoas que apesar de viverem próximo de muita gente, vivem solitários e precisando de uma amizade verdadeira, a igreja deve proporcionar também estes momentos de amizade e comunhão, a exemplo disto podemos ver este sentimento na igreja primitiva que diariamente partiam o pão e tinha tudo em comum.

Não podemos ser uma igreja isolada, sem ter uma participação social efetiva neste mundo. Precisamos ter uma voz profética pregando o evangelho com o testemunho pessoal que fala muito mais alto do que palavras sem atitudes.

A igreja deve cuidar da sua sociedade mais nunca ser influenciada por ela, para viver, uma maneira mundana e sem compromisso com Deus. Devemos nos misturar com o povo mais no que se refere a partilhar a ajuda e também a pregação do Evangelho.

Há muitos anos atrás, a maioria da população vivia no campo e sobrevivia com o cultivo do em roças, hoje é o contrario. As cidades se tornaram grandes centros urbanos que tem as suas manias e também a sua cultura. Por isso a pastoral urbana tem que ser eficiente e nos dias atuais tem uma dimensão mais pos-moderna.

Somente inseridos na sociedade é que poderemos contribuir para que a paz seja uma realidade e não apenas uma utopia.

Mais do ponto de vista teológico a verdadeira paz só será presente no ser humano quando este o aceitar como Senhor e Salvador. E é por esse motivo que devemos pregar o Evangelho para que, mas pessoas possam ter uma paz que não depende das circunstancias, um exemplo disto podemos ver no sermão da montanha em que os discípulos devem ter uma vida baseada nos princípios do reino de Deus e não apenas nas virtudes puramente humana.

A paz pode ser construída e cultivada mais para isto é necessário temos muita tolerância e acima de tudo amor ao próximo. Isto não quer dizer que a igreja deve abrir mão dos princípios que estão fundamentados na bíblia para agradar a sociedade pervertida pelo pecado para se ter uma “paz” passageira, acredito que podemos contribuir e muito, através de palestras, atitudes humanitárias e pregando um evangelho social.

Jesus Cristo é sem sombra de duvidas o nosso maior exemplo na construção da paz. Um dos seus nomes é exatamente príncipe de paz. Is 9.6. Isto quer dizer que o seu reino não é constituído de guerras e facções, e sim através da paz.

Quando O apostolo Pedro cortou a orelha do soldado romano que foi pra prender Jesus, o Mestre repreendeu o seu discípulo proibindo de fazer aquilo novamente. A paz deve ser praticada mesmo quando as circunstancias dizem não.

A Igreja do Senhor ao longo dos séculos tem enfrentado lutas, perseguição e muitas coisas desconfortáveis. O grande diferencial é a paz interior que temos que deve ser exteriorizada e demonstrada a toda sociedade.

Outro tema que nos desafia é a evangelização na cidade que muitas vezes é negligenciada e esquecida por muitos. O principio bíblico mais forte que temos para evangelizar e o de marco cap.16.15. Neste versículo Jesus da uma ordem para os seus seguidores pregarem o evangelho a todas as criaturas.

Evangelizar é uma tarefa a cumprir que a igreja tem que desenvolver em todos os lugares.O nosso tema é evangelização na cidade que a cada dia fica mais difícil devido a tantas tecnologias e mudanças que o pós-modernismos tem influenciado.

Antigamente quando a igreja colocava uma caixa de som amplificado na porta de uma residência muitas pessoas saiam das suas casas para ouvir a pregação. Hoje é possível os vizinhos fecharem a porta de suas casas e se trancar no quarto para assistir sua TV aberta ou acabo ou mesmo se conectar na rede mundial de computadores.

Como evangelizar, por exemplo, um condomínio fechado?Ou pessoas que moram em prédios nos seus apartamentos? Existem vários meios de evangelização que podemos utilizar para transformar nossa sociedade com a cultura do evangelho de Jesus Cristo.

Jesus deixou a sua Igreja uma missão árdua, mas, gloriosa que é a pregação do Evangelho. Através destas boas novas de salvação o homem tem um encontro com Deus e passa a ser servo do Senhor para cumprir a missão de anunciar a cruz de Cristo a outras pessoas.

Todo novo convertido deve ser ensinado a ganhar outros para Jesus e requer que eles estejam preparados, a defenderem a santíssima Fe.

Percebesse que devido à inversão da ordem de Cristo no tocante ao Ide, o vinde tem prevalecido. Analisemos a Igreja primitiva onde a pregação estava voltada para a edificação. Hoje verificamos que devido um interesse de manter os membros como meros telespectadores sem o menor interesse de enviá-los e tão poucos prepará-los para a colheita.

E neste contexto surge às heresias como uma forma de entretenimento dos ouvintes, devido a uma carência cada vez maior de novidades que aprisionem que mantenham cativos os ouvintes, são mensagens que trazem em seu intimo, o prazer em vez da verdadeira alegria que liberta.

O uso constante de métodos motivacionais e palavras de auto ajuda que desprezam o fardo suave e leve prometido por nosso Senhor Jesus. Com uma história enganosa de uma vida livre de perseguições e vitórias sem lutas bastando apenas descansar.

A igreja do Senhor tem uma missão nobre que é ganhar e educar vidas com o Evangelho, se ela não cumprir sua missão os heréticos entrarão em ação e aprisionarão estas vidas com palavras e doutrina contraria a Bíblia Sagrada.

O Ide de Jesus não tem sido levado a serio por muitos cristãos. Smith (2000, p.51) diz:

Essas foram as suas instruções. Essa foi a única coisa que Ele lhes disse que fizessem, e eles o compreenderam perfeitamente. Porem, que tem feito a Igreja durante os anos em que Ele tem estado ausente? Temos posto em execução as

Como se não bastasse à negligência de não se pregar o Evangelho, tem os que acham que o podem pregar de qualquer jeito e de todas as formas misturando com praticas antibiblicas e muitas vezes ocultistas.

O Apóstolo Paulo disse que se alguém nos apresentar outro “evangelho” além do que já foi estabelecido seja anátema, em outras palavras maldito.

Quando a Igreja do Senhor prega as boas novas de Salvação com responsabilidade, vidas são libertas do poder do pecado e há um conhecimento bíblico

Nenhum comentário:

Postar um comentário