Pregando o Evangelho na Internet

A paz do Senhor Jesus.O meu blog é muito simples e não tem como objetivo me divulgar e sim Jesus Cristo,ele é o unico que salva e liberta e pode dar dignidade ao ser humano,portanto fique a vontade e comente as minhas postagens.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Pode-se ser profeta e ser desobdiente?

O profeta desobediente.

O profeta a quem me refiro é Jonas, Deus o disse vai a Ninivi e prega a minha palavra e ele foi para társis desobedecendo à palavra do Senhor. 1-4. Este profeta fez isso porque tinha um sentimento de juízo contra aquela nação que era perversa. E diante da palavra do Senhor que iria castigar aquela nação ele resolveu ir para outro rumo pensando que Deus destruiria assim Ninive. Ele tentou se esconder do Senhor e fugir do seu chamado, mas não conseguiu, pois o nosso Deus tudo ver e é todo poderoso.
O nome de Jonas significa pombo e o seu pai foi Amitai. 1.1.Ele foi um profeta do reino do norte. 2 RS 14.25.
A bíblia de estudo Pentecostal nas suas notas introdutória do livro destaca três grandes propósitos da mensagem do profeta:
1-Demonstrar a Israel a magnitude da misericórdia divina.
2-Demonstrar a sua queda e retrocesso.
3-Lembrar para o Israel apóstata que Deus em seu amor e misericórdia levantaria profetas para a nação.
A mensagem de Jonas não era uma mensagem como as de muitos supostos profetas de hoje que promete mundos e fundos iludindo as massas com a famosa teologia da prosperidade, ele pregou juízo aos ninivitas e eles se arrependeram das suas iniqüidades se vestindo ate de pano de saco. Veja só as palavras do rei após ouvir a mensagem do profeta: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes de pasto, nem bebam água, mas os homens e os animais estarão cobertos de panos, e clamarão fortemente a Deus, e se converterão, cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos.3 .7-8.A mensagem de Jonas penetrou primeiramente no cabeça da nação e ouvi arrependimento nacional.Com essa atitude veja só o que Deus fez:E Deus viu as obras deles,como se converteram do seu mau caminho;e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez.O Senhor deu uma nova oportunidade para aquela nação perversa que se arrependera dos seus atos de violência e iniqüidades.O mesmo acontece hoje,muitas pessoas estão brincando com as coisas de Deus e o Senhor esta a ponto de vulmitalos mas somos portadores do evangelho que transforma e muda a vida de quem crer.Mc16.15-1

Jonas desgostou-se muito.

Apesar de Jonas ser um profeta de Deus ele também tinha um sentimento patriótico e sabia que os ninivitas eram um perigo constante a Israel, ele desejava o juízo de Deus aquela nação e não a misericórdia veja só o que Deus lhe disse:E disse o Senhor:Tiveste compaixão da aboboreira,na qual não plantaste,nem fizeste crescer;que,em uma noite,nasceu e,em uma noite,pereceu;e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de nínive,em que estão mais de cento e vinte mil homens,que não sabem discernir entre a mão direita e a sua mão esquerda,e também muitos animais?4.10-11. O Senhor usou o símbolo da aboboreira para revelar a Jonas o seu amor e misericórdia aos ninivitas.
Jesus disse em Mt 12.39-41: Uma geração má e adultera pede um sinal, porém não lhe dará outro sinal, senão o do profeta Jonas, pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas.Jesus usou o fato ocorrido com Jonas para tipificar a sua ressurreição

Nenhum comentário:

Postar um comentário